Pesquisar neste blog

Wednesday, December 22, 2010

YAKUZA

O que é Yakuza? ヤクザはなんですか?


Alguns dentre os vários personagens do cinema japonês são os mafiosos, os chamados yakuza ヤクザ (pronunciado Yakuzá), também conhecidos como Gokudō 極道 (ごくどう).
Yakuza (ヤクザ) é a máfia japonesa que está sempre envolvida em atividades como jogos proibidos, prostituição, tráfico de drogas e uma série de outros crimes.
Os membros da Yakuza (ヤクザ) têm como hábito cultivar grandes tatuagens pelo seu corpo, chamadas irezumi 入れ墨 (いれずみ). As tatuagens servem para provar coragem e fidelidade ao seu bando 組 (くみ) kumi.
O grupo teve sua origem no início do século XVIII, em centros urbanos como Ōsaka 大阪市 (おおさかし) e Edo 江戸 (えど), atualTōkyō 東京 (とうきょう).
Eram grupos de bakuto 博徒 (ばくと) e tekiya 的屋 (てきや) – biscates e vendedores ambulantes – que comercializavam mercadorias clandestinas nas ruas das grandes cidades. Com o passar do tempo, os Yakuza passaram a influenciar diversos segmentos da sociedade nipônica, como empresários, políticos, intelectuais, entre outros.
Os Yakuza criaram um conjunto de normas e regras baseados nas relações de fidelidade entre o oyabun 親分 (おやぶん) – padrinho – e okobun子分 (こぶん) – subordinado.
A iniciação no grupo é marcada por uma cerimônia que envolve bebersake 酒 (おさけ). Primeiro, uma pessoa enche os copos de sake do novo membro e de seu chefe. Ambos bebem um pouco e, em seguida, trocam os copos e bebem um pouco do sake do outro.

Organização e hierarquia:
A chave da hierarquia é baseada na forte relação entre o oyabun 親分 (おやぶん) e o kobun 子分 (こぶん). A organização dos clãs lembra uma organização familiar tradicional. Todos devem obediência e lealdade ao seu oyabun 親分 e, em troca, ganham conselhos, prestígio e proteção. O não-cumprimento das normas varia desde expulsão até tortura. Esta última é feita através do ritual doyubizume ゆびずめ, que consiste em cortar o dedo mindinho para proclamar arrependimento por uma falha. Há ainda casos em que um membro pode ter sua falange decepada como punição por traição.

Mulheres:
As mulheres ou 女 (おんな – onna) são totalmente marginalizadas no mundo Yakuza. Elas são consideradas fracas e débeis, incapazes de se igualarem aos homens 男 (おとこ – otoko). Mesmo as esposas dos membros do clã não passam de servas e, em alguns casos, são utilizadas como prostitutas do grupo. A única mulher que chega a ter um certo prestígio é a esposa do oyabun 親分.

Ideologia e preceitos:
Apesar de não estarem propriamente ligados a um ramo ideológico, a maioria dos Yakuza está ligada a ideologias e políticas nacionalistas. Algumas gangues chegam a possuir alianças com determinados políticos e partidos.

As principais obrigações seguidas por um Yakuza são:
Não esconder dinheiro do gangue;
Não se envolver pessoalmente com narcóticos;
Não procurar a lei ou a polícia;
Não violar a mulher ou os filhos de outro membro;
Não desobedecer às ordens de um superior.

Estrangeiros:
Mesmo com o ultra nacionalismo arraigado, os estrangeiros 外人 (がいじん– gaijn) possuem forte presença dentro da Yakuza. O grupo mais presente é o de coreanos 韓国人 (かんこくじん – kankokujin). Muitos destes são koreanos étnicos 韓国系日本人 (かんこくけいにほんじん – Kankokukei Nihonjin), isto é, pessoas que nasceram e vivem no Japão, mas têm origem coreana. Muitos têm cidadania japonesa.
Yakuza já atuou em diversas localidades do mundo, como Hawaii ハワイ (Hawai), Califórnia カリフォルニア (Kariforunia), Peru ペルー (Peruu) e México メキシコ (Mekishiko).

Principais “famílias”:
Estima-se que haja atualmente mais de 83.600 Yakuza no Japão, sendo que 68% pertencem aos três bandos mais poderosos: o 六代目山口組 (Rokudaime Yamaguchi-gumi), o 稲川会 (Inagawa-kai) e o住吉連合 (Sumiyoshi-rengo), às vezes conhecido como住吉会 (Sumiyoshi-kai). Um outro grupo conhecido é o東亜友愛事業組合 (Toua Yuai Jigyo Kumiai), algumas vezes chamado de 東亜会 (Tōa-kai).

NomeDescriçãoSímbolo
Yamaguchi-gumi a Familia Untem (六代目山口組)Criada em 1915 é a maior família da Yakuza, tem mais de 40 mil membros e é dividida em 750 clãs. Seu Oyabun (líder) é o Kenichi Shinoda.Yamabishi.svg
Sumiyoshi-rengo (住吉会, as vezes chamado de Sumiyoshi-kai (住吉会)É a segunda maior família da Yakuza, com mais de dez mil membros divididos em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Shigeo Nishiguchi , Osomuya Tanaka. É inimiga de morte da Yamaguchi-gumiSumiyoshi-kai.svg
Inagawa-kaï e famila Seiju(稲川会)É a terceira maior família da Yakuza, tem mais de 7 mil membros e é dividida em 177 clãs. Seu Oyabun atual é o Kakuji Inagawa. Foi a primeira Yakuza a operar fora e dentro do JapãoInagawa-kai.svg
Towa Yuai Jigyo Kumiai (東亜友愛事業組合), as vezes chamada de Towa-kai (東亜会)É a quarta maior família da Yakuza, tem mais de mil membros e é dividida em 6 clãs. Seu Oyabun atual é o Satoru Nomura. Foi a primeira Yakuza japonesa a ser criada na Coréia.Toua Yuai Jigyo Kumiai.svg


Perspectivas:
Parece não haver no Japão dos dias de hoje tanta tolerância com aYakuza, como ocorreu em outras épocas. Em 1992, o governo japonês aprovou uma lei para crimes cometidos por grupos mafiosos e gangues e fez com que seus membros e autores fossem responsabilizados pelos mesmos. Contudo, a forte aliança com empresários e determinados políticos, o grande volume de dinheiro gerado e a dificuldade de obedecer a um poder central, gera poucas dúvidas de que a Yakuza ainda exerça uma forte influência sobre a sociedade nipônica.



[fontes: BERNABÉ, Marc. Japonês para quadrinhos: curso básico de japonês através do mangá. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005. p. 170. 
http://pessoas.hsw.uol.com.br/yakuza.htm (acesso em 22/04/2009) ]
Vocabulário:


















Bom fica ai um ótimo vocabulário sobre o Jargão Yakuza e vou postar uma dica sobre filme yakuza.
My boss my hero.
sinopse:
 O que é preciso para ser o sucessor de uma grande gangue Yakuza? Músculos ou Cérebro?
Sakaki Makio sempre teve como certo que derrubar todos os inimigos era suficiente para vencer qualquer discussão. Sua força descomunal o fez ser reconhecido como "Tornado Makio".
A vida era bela até o dia em que seu pai e atual chefe do grupo mafioso Sharp Fang deixa sobre sua responsabilidade uma negociação de milhões de dólares. Por não conseguir pensar por mais de 90 segundos nem somar, Makio acaba estragando tudo e partindo para a agressão.
Por mais uma decepção, seu pai lhe dá um ultimato: se ele não se formar no ensino médio no ano seguinte, será expulso da gangue.
Vendo que é sua única alternativa, Makio aceita a oferta. Mas isso é só o início da confusão. Na escola, Makio precisa esconder sua idade, sua origem e modos de Yakuza, sua ignorância...
Enfim, a escola fede. Mas será que o herói e, talvez futuro chefe, encontrará algo bom dentro desse estabelecimento?
Assista e descubra também quem é Makky.
Faça o download e enjoy.
http://www.animeforces.com/index.asp?page=animes&id=647

Veja a aula em pdf:

No comments:

Post a Comment